Reconstruction of bilateral ankylosed TMJ by prosthetic joint: case report
Miguel Scheffer*
Renato Schroder dos Santos**
Pedro Antonio González Hernandez***
Aurelício Novaes da Silva Júnior****
INTRODUÇÃO
A anquilose da articulação temporomandibular (ATM) é um grande problema dentro da cirurgia oral e maxilofacial, sendo o seu tratamento um grande desafio. Dependendo da idade de incidência e do tempo de anquilose, os pacientes apresentam vários sinais clínicos, incluindo: incapacidade de abrir a boca, assimetria facial, micrognatia mandibular e eixo transverso do plano oclusal alterado.
O diagnóstico pode ser complementado por radiografias extraorais (panorâmica, submentovertex e incidência de Waters). A tomografia computadorizada promove uma imagem de qualidade melhor, particularmente quando reconstruções multiplanas sagitais estão disponíveis.
Para o tratamento da anquilose da ATM, muitos métodos têm sido usados, desde a liberação da anquilose, passando pela inserção de material interposicional, até a completa reconstrução da articulação3,4. Na reconstrução das articulações, incluindo a articulação temporomandibular, as técnicas e os materiais que promovem os melhores resultados para os pacientes têm sido amplamente debatidos.
Podem beneficiar-se da reconstrução dessa articulação, utilizando uma prótese total, pacientes com condições específicas e patologia na ATM, incluindo: múltiplas cirurgias na ATM (duas ou mais cirurgias prévias); implantes aloplásticos prévios, entre os quais Proplast-Teflon (Vitek, Inc., Houston, TX, USA) e silicone (Dow-Corning, Midland, MS, USA); osteoartrite com comprometimento do côndilo e fossa; patologia inflamatória ou reabsortiva da ATM; doenças do tecido conjuntivo ou autoimunes afetando a ATM (ex.: artrite psoriática, espondilite
ancilosante, esclerodermia, síndrome de Sjogren’s, artrite reumatoide, lúpus, etc.); anquilose fibrosa ou óssea; estruturas anatômicas ausentes ou deformadas (isto é, côndilos deslocados fraturados, ausência de côndilos e porções do ramo como resultado de trauma anterior, cirurgia, patologia ou deformidade congênita); e tumores envolvendo a articulação e área mandibular. Essas condições podem criar uma disfunção e/ou destruição da articulação do côndilo mandibular até a fossa glenoide.
O objetivo deste artigo é relatar o tratamento de um caso de anquilose bilateral de ATM por meio da instalação de duas próteses totais de ATM.