As disfunções da articulação temporomandibular e dos músculos mastigação podem causar uma série de comprometimentos: desde dores, estalidos, dificuldades funcionais, deformidades dentofaciais.
A cirurgia de ATM (Articulação Temporomandibular) é realizada como forma de intervenção para recuperar os problemas de disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) que prejudicam a correta função dessa estrutura.
É indicada para pacientes já passaram por tratamentos conservadores sem sucesso. Quando os tratamentos com placas estabilizadoras de mordida (oclusais), fisioterapia e uso de medicamentos não foram suficientes.
A cirurgia de ATM é indicada para alterações funcionais e estruturais: desordens internas, assim como degenerações da articulação.
O tratamento cirúrgico tem como objetivo recuperar o correto movimento da articulação eliminando os sinais e sintomas causados pela DTM, tratamento de patologias, como os casos de tumores ou anquilose, após completo diagnóstico pelo especialista bucomaxilofacial.
3. Doenças da cavidade oral:
A patologia bucal (patologia oral e maxilofacial) é uma especialidade da odontologia que se interessa pelo estudo da etiologia e da história natural das doenças que acometem o complexo bucomaxilofacial. O tratamento cirúrgico adequado pode ser conduzido por equipe de cirurgia bucomaxilofacial e/ou cirurgia de cabeça e pescoço, dependendo de cada caso.
Inúmeras são as doenças que se manifestam na cavidade bucal. A etiologia das doenças do complexo bucomaxilofacial pode ser:
1 – Infecciosa (vírus, bactérias, fungos, protozoários),
2 – Neoplásica (neoplasias benignas ou malignas),
3 – Por injúrias teciduais (físicas, químicas),
4 – Imunológicas ou autoimunes (processos alérgicos e autoimunes),
5- outras.